MOSCOU

Moscou.

Antiguidade, ouro, super construções, religião, arte (muita arte), e a paisagem mais diferente, com a língua mais diferente.

Moscou é bem interessante. Aprenda umas 10/20 palavras e será com isso que você vai se virar; pedir sua comida, comprar bilhetes de metrô e alguma informação.

Não se fala inglês. Só os mais jovens e olhe lá…

O metrô é um mundo a parte. Com obras de arte, mármores, lustres… aliás, quantos lustres… coisa linda de ser ver. Fique atento ao metrô. São infinitas linhas e infinitas pessoas dentro dele.

Três vias principais circundam a cidade, sobre o traçado das antigas muralhas. Como anéis viários.

Ande muito de metrô. Uma estação é mais linda que a outra. Veja os arranha-céus stalinistas. O trânsito é caótico em Moscou!

Visite o Kremlin, a Praça Vermelha, quantas vezes forem possíveis. É lindo. É histórico. Maravilhoso. Faça compras no GUM, shopping lindíssimo, lojas chiquérrimas; na época soviética era onde se comprava comida. Ah! Os supermercados são lindos e têm lustres!

Visite a Câmara de Armas, o Fundo de Diamantes, a Catedral da Anunciação, o Campanário de Ivan, a Catedral da Assunção, Praça Vermelha, Mausoléu do Lênin, o Museu Nacional de História e, a Catedral de São Basílio, igreja mais linda, com os domos multicoloridos. Muito do meu imaginário infantil foi saciado nessa visão. O Czar Ivan, o Terrível, mandou furar os olhos do arquiteto para que ele não construísse nada tão lindo como essa Catedral.

Leia muito sobre a Rússia antes de visitar. Veja filmes. Saiba sobre as guerras, revoluções, sobre os Romanov, o frio e tudo mais que aquele país já viveu. Assim, você pode compreender a frieza da população e não vai se espantar com as grosserias que possam surgir.

Visite o circo. É um programa bizarro que vai te levar realmente para outra cultura. Animais domados. Ursos acrobatas, cachorros dançarinos, leão-marinho fazendo abdominal…. foto com animais como raposas, coelhos, macacos….ah! A pipoca deles é horrível! E a pizza também. Coma panquecas.

Vá ao Bolshoi!!! Recem reinaugurado.

Compre matrioskas. É impressionantemente lindo o trabalho das matrioskas. Apaixonante!!

Casa da Amizade, Apartamento-museu Púchkin, Museu de Bellas Artes Púchkin, Catedral do Cristo Redentor…

Vale a pena visitar Sergueiv Possad, cidadezinha próxima de Moscou e igualmente interessante. Local de peregrinação, data o século 16.

A comida local tem muito cogumelo, queijo, salmão, creme azedo, sopa de beterraba, panquecas, framboesas, suco de cereja, vodka, caviar…

O alfabeto é o Cirílico e você precisará estudar muito para entender alguma coisa. Tente gravar como pode ser representado o banheiro feminino/masculino, entrada, saída, bilheteria, metro, o que você gosta de comer, com licença, obrigada… será de grande ajuda.

É preciso muitas e muitas visitas para começar a conhecer Moscou; em que nada, absolutamente nada é sem graça.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Um pensamento sobre “MOSCOU

  1. Bela viagem e belas fotos! Parabéns, Silvia! Espero que a gente se encontre pra você contar estórias dessa bela viagem! Henrique Kike.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s